segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Fábula: Diamantes e lagartos.

Diamantes e lagartos


Era uma vez uma mulher que tinha duas filhas. A maior era muito antipática e orgulhosa. A mais nova era boa e generosa. A mãe sentia uma enorme antipatia pela menor, e a fazia trabalhar o tempo todo.
Entre outras coisas, a garota devia recolher água em um bosque distante. Um dia, quando a menina chegou ao lago, uma mulher muito pobre pediu um gole d’água.
_Claro, de todo o coração, senhora – disse a garota.
_Você é tão bondosa e amável que eu vou te dar um presente. Foi nessa hora que a menina descobriu que a senhora era uma fada que havia tomado a forma de uma pobre camponesa para ver como a garota a tratava.
_A cada palavra que disseres, uma flor ou uma jóia cairá da tua boca.
Quando a menina chegou em casa, a mãe se surpreendeu ao ver saltarem de sua boca duas rosas e dois lindos diamantes.
_O que vejo? Flores e jóias caem da boca desta menina!
A garota contou o que aconteceu. E a mãe ordenou para a mais velha:
_Leve esta jarra ao lago. Se uma mulher pobre te pedir um gole, dê.
_Não vou pegar água! Esta idiota pode me dar suas jóias.
A mãe insistiu e, de cara fechada, a menina foi ao bosque. Assim que chegou ao lago, uma bela dama pediu-lhe um pouco d’água. Era a mesma mulher que havia encontrado sua irmã, mas com outros trajes.
_Não vim aqui para te dar água. Vá pegar lá no lago – disse a menina, malcriada como sempre.
_Você não é muito gentil – respondeu a moça. _Como é tão rude e grosseira, te darei esse dom: a cada palavra que disseres, saltarão cobras e lagartos da tua boca.
Quando a filha voltou para casa, a mãe perguntou:
_Querida, viste a fada?
_Sim, mamãe – respondeu a garota.
Duas cobras e dois lagartos logo saltaram.
_O que é isso? – exclamou a mãe. _ O que você fez? A menina tentou responder, mas a cada palavra outras cobras e lagartos surgiam. E assim foi para sempre. Jóias e flores caíam dos lábios da filha menor, que era bondosa e solidária. Já a filha maior nunca mais pôde falar sem que houvesse uma chuva de cobras e lagartos.

(Adaptado de fábula de Charles Perrault)

5 comentários:

  1. Só li o texto porque a professora pediu um resumo mas não estava prestando atenção então vou me dar bem, tomara Deus que eu tire a nota máxima.

    ResponderExcluir
  2. eu tambem a minha profsora é um saco!!!

    ResponderExcluir
  3. Fábula meia boca, eu não gosto de ler prefiro filme de comédia,de terror meia boca,se suspense etc... mas para quem gosta de ler eu indico essa fábula

    ResponderExcluir
  4. Q minha pediu r3sumo do texto falando nota, e ainda falou que se n fazer sem recreio

    ResponderExcluir